VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

20081218

Existe Um Estado De Direito em Timor Leste?

Existe Um Estado De Direito em Timor Leste?

Ministra Justiça inicia o ataque ao Tempo Semanal

Alternativa: Ministra da Justiça de Timor-Leste em rota de colisão com o Tempo Semanal Um caso sem precedente inicia-se hoje em Timor-Leste em que membru senior do Governo faz uzo da lei da difamação como forma de coagir a liberdade de imprensa nesta nova democracia.

Dili, Timor-Leste, 18 Dezembro de 2008 - O Gabinete do Procurador Geral, numa já antecipada acção notificou o jornal Tempo Semana no dia 12 de Dezembro de 2008, dizendo que o jornal terá de marcar presença no tribunal no dia 19 de Janeiro de 2009 para responder à acusação de difamação levantada pela Sra. Lúcia Lobato, Ministra da Justiça, contra o Jornal Tempo Semanal. Quando jornal Tempo Semanal pediu ao Gabinete do Procurador Geral para facultar aos documentos da acusação, o Gabinete respondeu de forma negativa, visto que, nas palavras Gabinete do Procurador Geral o documento de acusação era confidencial. Esta é a primeira de uma série de acções que roubam ao Jornal Tempo Semanal a possibilidade de saber as bases da acusação, deprivando assim o Tempo Semanal da contrucção de um caso de defesa.

No dia 12 de Outubro de 2008 o Tempo Semanal publicou um artigo onde alega a existência de corrupção e má administração em alguns dos contratos públicos do Governo, em especial, contratos públicos relacionados com o Ministério da Justiça. O artigo pode ser acedido em lingua inglesa e Tétum através dos links . e . Os artigos foram escritos com base em uma séries de entrevista confidenciais e num diverso número de mensagens enviadas e recebidas pelo telemóvel Oficial de S.Exa a Ministra da Justiça.

O conteúdo desta mensagens foi faculdata ao Jornal Tempo Semana através de uma fonte confidencial. O Jornal Tempo Semanal continuará como sempre a proteger a sua fontes.

Estas mensagens foram enviadas através do número e do telemóvel oficial da Ministra da Justiça, cujas contas são pagas pelo Estado Timorense, logo, são propriedade de todo o povo de Timor-Leste. Estas mensagens acrescem às fortes suspeitas que a Ministra da Justiça tem fornecido informação a empresários Indonésios com intuito de favorecer a entrada de empresários Indonésios em Timor-Leste. Os contrados envolvendo a Ministra da Justiça são os da 1) renovação do muro da prisão de Becora, 2)fornecimento de uniformes para a os guardas prisionais 3) design, emissão e gestão dos documentos de identidade nacional. Todos os artigos podem ser lidos e acedidos no site do Tempo Semanal.

No dia 16 de Outubro de 2008, o Tempo Semanal tentou obter mais informação e uma resposta da Ministra sobre o caso de alegada corrupção, mas infelizmente a Ministra recusou a conceder uma entrevista ao Tempo Semanal o video da tentativa de entrevista encontra-se disponível online atraves do seguinte link (http://video.google.com/videoplay?docid=-7726925742023230405&hl=en). O Tempo Semanal preparou também uma peça sobre o alegado caso de corrupção contra o Sr. Américo Lopes, marido da Ministra da Justiça, e proprietário da companhia Pualaka Petroleo (link).

As mensagens de telemóvel referentes aos casos supracitados encontram disponíveis online no website Wikipeaks, e pode ser acedido através do link http://wikileaks.org/wiki/Timor_Leste_Minister_Lucia_Lobato_SMS_tenders
Tempo Semanal ao mesmo tempo que recebeu ameças indirectas de membros do Governo, recebe também palavras encorajadores de outros membros do governo, oposição e da sociedade civil em geral.

Apesar do Tempo Semanal não disport dos mesmo recursos que a Ministra da Justiça, o Tempo Semanal defenderá as suas fontes, a continuará sempre a defender a necessidade de um imprensa livre e justa em Timor-Leste, com base na lei que vigora no país.

O Tempo Semanal não aceitará dinheiro do governo para fugir para outro país e escaper-se do processo judicial. O regime pode assassinar quem divulga a notícia, mas a notícia, ninguém a pode matar.

O Tempo Semanal pede aos seus estimados leitores que continuem a apoiar o jornál através da compra e leitura das nossas reportagens especiais sobre corrupção e aproveita desde já agradecer o apoio de todos que tem vindo a apoiar o jornál por outros meios, lembrando a todos que as nossas acções devem ser regidas pela lei.

São bem vindas as critícas ao jornal, todas as criticas deverão ser encaminhadas para a morada descrita no final do comunicado

Informação sobre o Jornal Tempo Semanal

O Tempo Semanal é um semanário fundado em....Com a exepção da publícidade, o Tempo Semanal não recebe nenhum apoio da comunidade internacional em Timor-Leste.

Em 2008 o Tempo Semanal esteva na vanguarda dos casos de corrupção em Timor-Leste, numa altura emque o orçamento de Estado sofreu um acréscimo de 500% em menos de 18 meses. O Tempo Semanal apresentou diversos especiais sobre alegada corrupção no 1) Ministério da Saúde, 2) Secretaria de Estado para a Solidariedade Social 3) Polícia Nacional 4) Ministério das Finanças 5) Gabinete do Primeiro Ministro e 6) Ministério da Justiça entre outras organizações e agências do Estado timorense.

Para mais informações contacte: Tempo Semanal
Email: tempo.semanal@gmail.com and/e/ka Taraleu@hotmail.com
Mobile/Telemovél: +670 723 4852
http://www.temposemanaltimor.blogspot.com/
Tempo Semanal Legal Counsel: Aderito de Jesus Soares

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.