VISAO MISAO OBJECTIVO HAKSESUK BOLA FH KKN HOME FH LPV ARTIGOS FH MUZIKA LIA MENON FH RESPONDE

20081209

Encerramento do 1º Congresso de Ciências da Saúde de Timor-Leste por S. Exa. PM Kay Rala Xanana Gusmão

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE
IV GOVERNO CONSTITUCIONAL

Comunicado de Imprensa Dili,05 de Desembro de 2008

Encerramento do 1º Congresso de Ciências da Saúde de Timor-Leste
por S. Exa. PM Kay Rala Xanana Gusmão

No seu discurso, S. Exa. o PM Kay Rala Xanana Gusmão, realçou o compromisso do IV Governo Constitucional, que consta no Programa do Governo Constitucional, de definir a saúde como um contributo para a formação, expansão e preservação da capacidade humana. Os serviços de saúde serão orientados pelos seguintes valores fundamentais: o direito à saúde, a equidade, com especial atenção para os segmentos mais pobres, a sensibilidade cultural, a solidariedade e a amizade.

Acrescentou ainda o PM que, de acordo com a nossa política, queremos que as populações Timorenses vivam em boas condições de saúde. Para alcançar este objectivo teremos de prestar serviços de excelência e qualidade.

O PM Kay Rala Xanana Gusmão, identificou ainda os problemas que afectam a nossa sociedade: a mortalidade infantil, as doenças contagiosas - malária, SIDA/HIV, hepatites, etc. - e também as doenças não contagiosas - falta de higiene e de alimentação, hipertensão, diabetes e problemas intestinais.

Acrescentou ainda o PM Kay Rala Xanana Gusmão, que a SIDA/HIV aumentou significativamente nos últimos anos, sendo este um flagelo que afecta a nossa população.

Existe vontade política do Governo, para desenvolver uma política de saúde enquadrando a busca de solução para estes problemas.

Aposta na formação

Conscientes de que temos escassez de recursos humanos, necessitamos de formação dos agentes de saúde qualificada e especializada, para que os mesmos possam assim servir melhor a nossa população. A aposta também na investigação e pesquisa, desempenhará um papel muito importante na busca de soluções concretas. Trabalhamos com confiança e energia, segundo de um plano efectivo, e trabalhamos em conjunto para melhorar a saúde da nossa população.

Recomendações do Congresso

O IV Governo Constitucional irá trabalhar com base nas recomendações do 1º Congresso, para poder delinear os planos e estratégias para o sector da Saúde.

Apreço pela participação de Cuba

Na ocasião, o PM reconheceu o papel de Cuba ao participar na formação dos agentes de saúde Timorenses, em Timor-Leste, e em Cuba, na formação dos futuros médicos timorenses.

A solidariedade além fronteiras

Apesar de sermos pequenos em dimensão geográfica, a Saúde é um problema global, que afecta toda a humanidade. Se o nosso sistema de saúde, um dia vier a ser melhor e com abundância de recursos humanos, a nossa actuação terá o seu papel, em prol da saúde mundial, a partir da nossa região. Compete-nos apoiar outros povos irmãos, à nossa volta, como Timor-Ocidental, as ilhas de Alor e Quizar, entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.